O
Orixá Ewá é uma bela virgem que Xangô se apaixonou, porém não conseguiu
conquistá-la, Ewá fugiu de Xangô e foi acolhida por Obaluaiye que lhe
deu refúgio. Ewá mora nas matas inalcançáveis, ligada a Iroko e Oxóssi, e
tornou-se uma guerreira valente e caçadora habilidosa. Ewá é casta, a
Senhoradas possibilidades.
As
virgens contam com a protecção de Ewá e, aliás, tudo que é inexplorado
conta com a sua protecção: a mata virgem, as moças virgens, rios e lagos
onde não se pode nadar ou navegar. A própria Ewá, acreditam alguns, só é
iniciada na cabeça de mulheres virgens, pois ela mesma seria uma
virgem, a virgem da mata virgem filha dileta de Oxalá e Oduduwá
Ewá domina a vidência, atributo que o deus de todos os oráculos, Orunmilá lhe concedeu.
Em
África, o rio Yewá é a morada desta deusa, mas a sua origem gera
polémica. Há quem diga que, tal como Oxumaré, Nanã, Omulú e Iroko, Ewá
era cultuada inicialmente entre os Mahi, foi assimilada pelos Iorubas e
inserida no seu panteão. Havia um Orixá feminino oriundo das correntes
do Daomé chamado Dan. A força desse Orixá estava concentrada numa cobra
que engolia a própria cauda, o que denota um sentido de perpétua
continuidade da vida, pois o círculo nunca termina.
Ewá
teria o mesmo significado de Dan ou uma das suas metades – A outra
seria Oxumaré. Existem no entanto, os que defendem que Ewá já pertencia à
mitologia Nagô, sendo originária na cidade de Abeokutá. Estes,
certamente, por desconhecer o panteão Jeje – No qual o Vodun Eowa, seria
o correspondente da Ewá dos Nagô -Confundem Ewá com uma qualidade de
Iemanjá, Oyá e Oxun. Ewá é um Orixá independente, mas é conhecida entre
os jejes de Eowá e no povo de língua Yorubá por Ewá.
Características dos filhos de Ewá
Pessoas
de beleza exótica, diferenciam-se das demais justamente por isso.
Possuem tendência a duplicidade: Em algumas ocasiões podem ser bastante
simpáticas, em outras são extremamente arrogantes; às vezes aparentam
ser bem mais velhas ou parecem meninas, ingénuas e puras. Apegadas à
riqueza, gostam de ostentar, de roupas bonitas e vistosas, e acompanham
sempre a moda, adoram elogios e galanteios.
São
pessoas altamente influenciáveis, que agem conforme o ambiente e as
pessoas que as cercam, assim, podem ser contidas damas da alta sociedade
quando o ambiente requisitar ou mulheres populares, falantes e alegres
em lugares menos sofisticados. São vivas e atentas, mas sua atenção está
canalizada para determinadas pessoas ou ocasiões, o que as leva a
desligar-se do resto das coisas. Isso aponta uma certa distracção e
dificuldades de concentração, especialmente em actividades escolares.
Não querendo ser convencido e ou sabichão esta noticia para a maioria dos Umbandistas, Candomblesistas, chega com 5 anos de atraso pois no terreiro que frenquento em Açores liderado pelo Alto Sacerdote dos Cultos Afros Carlos de Ogun, entidades como Exú Tiriri das Sete Encruzilhas, Exú Sete Encruzilhads, e Exú João Caveira entre outros, já nos tinham avisado sobre este facto sobre Jesus Cristo, entre outros factos sobre Jesús de Nazaré, lamento apenas que não tenho autorização de divulgar o que mais foi dito, pois a maior parte da Humanidade não está preparada e poderá levar á destruição da Igreja Católica Apostólica Romana (risos) sempre achei este nome engraçado.
REFLEXÃO: Qual a reacção agora dos racistas já que Jesus é NEGRO é PRETO.
Passo agora a noticia que encontrei hoje em (http://www.msn.com/pt-pt/noticias/sociedade/cientistas-forenses-recriam-face-de-jesus-resultado-%C3%A9-surpreendente/ar-BBnB9Z3)
REFLEXÃO: Qual a reação agora dos racistas já que Jesus é NEGRO é PRETO.
Richard Neave, um cientista forense britânico, reconstruiu a imagem de Jesus Cristo usando tomografia computadorizada, avança o International Business Times, acrescentando que para esta nova versão foram utilizados três caveiras encontradas em locais arqueológicos israelitas.
O resultado parece indicar que Jesus era um homem de raça negra com um nariz largo e cabelos encaracolados. Uma imagem muito diferente daquela a que estamos habituados a ver: um homem de pele clara com cabelos loiros e olhos verdes.
Recorde-se que nunca apareceu nenhum retrato desenhado de Jesus, o que leva os cientistas a afirmar que a versão de Neave é mesmo a mais realista.
Richard Neave é um cientista forense de 79 anos de idade, reformado da Universidade de Manchester, que se especializou em reconstrução facial.
Jornalista Paulo Ricardo
Os capitalistas do mundo fingem que estão preocupados com os recursos naturais, tais como o crude e o gás natural retirado os jazigos criados pelo núcleo da terra.
Há muito que se diga sobre estes recursos naturais que a nossa terra mãe nos dá, pois estes recursos naturais são como armazéns que fornecem ao próprio núcleo, um sistema de combustão próprio para manter o magma com a temperatura, necessária para o equilíbrio das temperaturas terrestres, também como a força magnética para podermos estar em sincronia e equilíbrio com as rotas dos planetas de nossa Via-Láctea.
A falta destes jazigos naturais irá fazer com que haja um desequilíbrio, nas formas naturais que temos das próprias estações do ano, e não só haverá um preço a pagar por isso. Porque quando a combustão natural do núcleo da terra deixar de existir o frio irá se sentir de uma forma terrível, e não haverá nada mais que um excesso de dióxido de carbono que não deixará entrar os raios solares na terra, desgraçando todo o tipo de culturas e a fome irá se instalar fortemente entre as populações mundiais, onde não haverá estufas feitas que posem remediar o erro cometido, por estes capitalistas que só querem a riqueza, pois de nada lhes irá servir nem tanto a seus descendente.
Deus do universo fez tudo muito bem feito, para que tudo fosse belo e com um equilíbrio que ensina se o homem a viver com dignidade e em perfeita harmonia com a natureza, mas o capitalismo e a arrogância falou mais alto que a vontade de Deus, mas nem tudo esta perdido temos que lutar para que o pior não nos venha a acontecer.
Mas o grande problema vem só das emissões de gazes dizem eles os poderosos capitalistas, tentando arrumar formas de diminuir as emissões de gazes para a atmosfera terrestre.
Pois estão se esquecendo de replantar árvores que são responsáveis pela limpeza do dióxido de carbono do ar que respiramos, e não só também as mesmas quebram os ventos fortes, e fornecem gotículas de agua que alimentão a terra para que os solos não fiquem ressecos, fora o alimento de muitas espécies de pássaros como também de lagartas e larvas necessárias para o equilíbrio das pragas do ecossistema das sociedades, embora também servem para o próprio equilíbrio de doenças.
O maior problema e que o povo mundial foi mal acostumado, sentindo se presos e obrigados a estes recursos naturais como viciados e já não sabem viver sem os mesmos.
Temos todos a obrigação de respeitar o mundo em que nos vivemos, e lembrar que ele não acaba em nos, mas que temos pela frente muitos descendentes que precisão do equilíbrio do mesmo para poderem viver com mais saúde e dignidade.
Podem até achar uma loucura de minha minha parte, mas digo vos que se cada um planta se uma Árvore por cada filhos e netos o mundo seria melhor, e não ficarmos á espera que os governantes do mundo resolvem o problema grave que estamos vivendo, e que será maior, com graves doenças para nossos descendentes num futuro próximo.
Peço a todos os leitores que pensem um pouco e tentam plantar árvores e mesmo em relação aos recursos naturais, para que haja um travão sobre as grandes empresas que nos obrigam a sermos consumistas natos sem recursos.
Agradeço desde já a todos os leitores de eleição por Deus deste jornal.
O JORNALISTA E SACERDOTE CARLOS DIAS.