Tradutor

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Festa Rainha das Aguas

É tempo de agradecer. Como em todo dia 15 de agosto, umbandistas se preparam para levar ao litoral cearense oferendas a Iemanjá, a “Rainha das Águas”. São espelhos, rosas e perfumes que seguem o compasso das ondas na festa de fé e gratidão. Na Capital, duas associações organizam os festejos em frente ao mar das Praias do Futuro e de Iracema. Os encontros começam hoje à noite, seguem pela madrugada e só terminam ao pôr do sol de amanhã.




 

Presidente da União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), mãe Suzana Sá Rodrigues, 79 anos, organiza as celebrações na Praia do Futuro desde 1986. A festa por lá, no entanto, é mais antiga. Por 45 anos seguidos, chegam homenagens à “mãe de todos os orixás” por aquele caminho. Nesta edição, a yalorixá promete apresentações de grupos de afoxé e uma praia tomada de fiéis.

“Ela é nossa mãe, resolve tudo na nossa vida e por isso vamos para a praia agradecer e pedir. Festejamos, trocamos as roupas. Vamos de branco, com muita renda e prata”, afirma mãe Suzana. A abertura das celebrações ocorre às 20 horas. Os grupos se encontram na barraca Zé da Praia, próxima ao Clube da PM.

Por volta das 9 horas de amanhã, carreata acompanha a imagem de Iemanjá da sede da Uecum, na rua Castro Alves, no Centro, até o local. Festa segue até o fim da tarde.

Alegando aumento da sensação de insegurança no local, uma das associações de Umbanda do Estado decidiu migrar a festa para o Aterro da Praia de Iracema. Esse é o segundo ano que a celebração ocorre também no local. “Aqui temos mais visibilidade. As grandes festas passam por aqui e resolvemos trazer Iemanjá para cá”, comenta Miguel Ferreira Neto, da Associação Espírita de Umbanda São Miguel.

Por lá, as primeiras atividades ocorrem às 18 horas, com acolhida dos terreiros. As celebrações seguem pela madrugada e a entrega de oferendas está marcada para 17h30min de amanhã.

Segurança

Segundo a PM, 100 agentes se revezam em cada local de evento. Os policiais fazem a segurança a pé e com apoio de viaturas e cavalos. Para a Praia de Iracema, a Guarda Municipal envia 14 agentes, que se dividem da noite de hoje até amanhã à tarde.

Na Praia do Futuro, o Corpo de Bombeiros só reforça o número de guarda-vidas amanhã. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) não realiza bloqueios em nenhuma via próxima aos dois locais de evento. Entretanto, 18 agentes serão deslocados para o controle de tráfego nas praias.

Saiba mais

Tradicional no calendário cultural e religioso, a festa de Iemanjá é celebrada no dia da padroeira da Capital, Nossa Senhora da Assunção.

Uma equipe de 13 agentes de fiscalização e controle urbano da Regional II estará dividida no Aterro da Praia de Iracema, entre a rua Ildefonso Albano e a avenida Rui Barbosa, para ordenar o comércio ambulante e orientar os comerciantes sobre a utilização correta do espaço público. A limpeza também está sendo reforçada, com 70 agentes varrendo o local.



Serviço
Festa de Iemanjá
Praia do Futuro
Onde: Barraca Zé da Praia - avenida Zezé Diogo, 2551
Informações: 3212 3874

Praia de Iracema
Onde: Aterro da Praia de Iracema
Informações: 8619 9201


Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/08/14/noticiasjornalcotidiano,3297906/umbandistas-celebram-a-rainha-das-aguas-hoje-e-amanha.shtml
Jornalista: Paulo Rebelo

Sem comentários:

Enviar um comentário